Pontes Rolantes e Talhas Elétricas
Correntes e Cabos de Aço
Riscos estão sempre presentes no ambiente de fábrica, e maior consciência e ênfase na segurança é uma prioridade para a indústria. Este artigo concentra-se nos procedimentos e práticas para promover um ambiente de trabalho seguro para todos. Operadores de gruas de construção não são os únicos em risco. Em agosto de 2010 um relatório da Agência de Estatísticas de Trabalho dos EUA mostrou que dos 72 trabalhadores que perderam suas vidas em acidentes de gruas em 2008 — os dados mais recentes disponíveis — em 19 deles o trabalho com ponte rolante estava envolvido e 14 foram o resultado de quedas.
Aqui pretendemos ajudá-lo a entender melhor a engenharia de um sistema de prevenção de quedas que permite evitar ferimentos, enquanto você realiza o trabalho de manutenção e inspeção de uma ponte rolante. Use o sistema contra prevenção de quedas corretamente, e você poderá transitar em locais de trabalho difícil com conforto e segurança.
Entre em uma siderúrgica, quando guindastes-concha de 165 toneladas estão despejando quantidades maciças de metal derretido, potes de escória em movimento, e você vai ganhar respeito pela ponte rolante
Ponte Rolante e Talha Elétrica de Correntes
Ponte Rolante E Seu Uso Em Conjunto Com Talhas Elétricas De Correntes
Uma ponte rolante é bem conhecida como um sensível investimento de empresas buscando a automação das operações e talhas elétricas de correntes estão entre os acessórios que se destacam como parte deste investimento.
Comparadas com produtos antigos, atualmente o mercado está saturado com inúmeros tipos de talhas elétricas para ponte rolante e com qualidade muito mais confiável. Ao mesmo tempo em que este equipamento dará uma aparência mais profissional à sua indústria, este tipo de talha é altamente eficaz e pode facilmente elevar cargas pesadas. Talhas elétricas são encontradas em modelos variando de meia tonelada até 20 toneladas de capacidade.
A utilidade de uma talha elétrica é indiscutível em razão da precisão do transporte de uma área da planta para outra com a facilidade da pressão de apenas um botão de comando. São largamente reconhecidas por serem mais produtivas e econômicas. A operação deste tipo de talha na ponte rolante resultará em um baixíssimo custo de investimento em treinamento de operadores, especialmente nos dias de hoje com todas as dificuldades provenientes dos custos de mão-de-obra especializada.
Ainda mais que uma transferência manual ou com uso de empilhadeiras apresenta um alto risco
Ponte Rolante Vantagens Para Manuseio de Material
Uma Ponte Rolante é Um Dos Equipamentos Mais Largamente Utilizados Para o Manuseio de Material
Para movimentar com segurança de um ponto a outro não existe um equipamento mais versátil. Uma Ponte Rolante possue várias formas e é altamente adaptável em diferentes ambientes. A seguir temos uma lista de razões pelas quais esta peça de equipamento é muito valiosa.
– Não existe a necessidade de liberar corredores. Uma ponte rolante pode mover-se em lugares onde nenhum outro equipamento consegue chegar. Você já teve o caminho de suas empilhadeiras bloqueado e foi obrigado a redirecionar mão-de-obra para poder liberar um corredor. Obviamente que com uma ponte isto não aconteceria. Com uma botoeira independente ou mesmo com um controle remoto seu operador de ponte pode desviar-se dos obstáculos e até mesmo manobrar a carga facilmente sem qualquer obstrução. Você pode arrumar o pavimento da planta, com material exatamente onde este é necessário sem preocupar-se com obstruir o caminho da carga em movimento.
– Espaço Livre no Pavimento. Seu pavimento estará livre porque os suportes da ponte não estão no caminho. Normalmente o seu projetista irá fazer o design e posicionamento de colunas que esteja em espaço adequado
Regulamentação de Projeto de Ponte Rolante.
A NR 11 (regulamentação em áreas de Transporte de Materiais, Estocagem e Movimentação), o peso do que está armazenado não deve ser acima da condição previamente computada de carga do pavimento. Desta forma, uma ponte rolante é projetada, sempre, atendendo estes pré-requisitos técnicos no que se refere à condição de tolerar a carga, sendo estes pontos que devem ser determinados como vitais para a segurança e limites de capacitação.
Dentre os variados modelos de ponte rolante, cada um destina-se ao suporte de tipos de carga específicos. A ponte que denominamos console possue grande versatilidade apresentando angulações retas e seu uso pode aplicar-se em variados locais da planta de produção. Extensão de lança razoável, o tipo tolera carregamentos de tamanhos razoavelmente grandes, permitindo mover e alçar cargas de 5 mil quilos.
A competência de levantamento de material sofre variações em função dos diferentes modelos de equipamento projetados. Na verdade, a gama de peso suportado nestes sistemas vai desde 500 quilos para tanto quanto 100 mil quilos. São equipamentos, de diferentes usos e com projetos diferentes que atendem inúmeros usos dos bastante simples até altamente técnicos e específicos. No geral estes sistemas atendem os mais comuns ou específicos serviços de movimentação de material, elevando a capacidade de produção da planta. Traduzimos estes fatores como sinônimo de economia e otimização de linhas de produção.