Classificação das Pontes Rolantes
(Conforme CMAA-70 e ABNT-8400)
Estão estabelecidas Classes de Serviço de forma que esta especificaçao capacitará ao comprador, definir a Ponte Rolante ou Pórtico Rolante mais econômico e adequado à sua necessidade. São mostradas as exigências especificas para aqueles componentes,cujo projeto é influenciado pela classificação. Todos os equipamentos são afetados pelascondiçoes de operação, portanto, para as finalidades destas definiçoes, supoe-se que a ponte ou pórtico rolante, irá operar em temperatura ambiente normal e em condiçoes atmosféricas livres de poeira excessiva, humidade e vapores corrosivos.
-Classe A1 (Serviço “Stand by” – Grupo 1Bm
Esta classe compreende Pontes e Pórticos Rolantes, empregados em instalaçoes tais como:
casas de força, utilidades públicas, salas de trurbinas,edifícios para reator nuclear, salas de motores e estaçoes de transformadores onde se requer a manipulação precisa de maquinaria valiosa, à velocidades baixas, com longos períodos de interrupção.
Classe A2 (Uso infrequente) – Grupo 1Am
Estas Pontes e Pórticos rolantes serão empregados em instalaçoes como: pequenas oficinas de manutenção,salas de bombas, laboratórios de ensaio e operaçoes semelhantes onde as cargas são relativamente leves, as velocidades baixas e baixo o grau de controle. As cargas poderão variar entre: sem carga, até com plena carga e frequencia de poucas opeçoes por dia.
Classe B (Serviço leve) – Grupo 2m
Estes serviços compreendem as Pontes e Pórticos Rolantes como aqueles empregados em oficinas de reparaçoes, operaçoes leves de montagem, edificaçoes do serviço, armazenamento leve, etc, on de as solicitaçoes são leves e a veocidade é baixa. As cargas poderão variar desde sem carga até a
plena carga nominal, sendo a média de 50% da capacidade, tendo 2 a 5 operaçoes de levantamento por hora à altura de 6m. No máximo, 50% das operaçoes de levantamento serão com carga nominal.
Classe C (Serviço Moderado) – Grupo 3m.
Estão compreendidos Pontes e Pórticos Rolantes como aqueles utilizados em oficinas de máquinas, salas de máquinas das fábrica de papel e etc., em que as solicitaçoes são médias. Neste tipo de serviço as cargas são em média de 50% da capacidade nominal, com 5 a 10 elevaçoes de 6m por hora e até 50% das operaçoes de elevação, com capacidade nominal.
Classe D (Serviço pesado) – Grupo 4m.
Compreende Pontes e Pórticos Rolantes frequentemente comandados por “cabines” como os empregados nas oficinas de máquinas pesadas, oficinas de fundição, fábricas de estruturas metálicas pesadas, armazenagem de de aço (bobinas), serrarias e operaçoes com caçambas e eletroimas. Durante o período de trabalho, serão movimentadas constantemente cargas de aproximadamente 50% da cap. nominal.
Velocidades altas são desejadas (50/80m/min.) com 10 a 20 operaçoes de levantamento por hora
Classe E (Ciclo de operação severo) – Grupo 5m.
Para este tipo de serviço são exigidas Pontes e Pórticos Rolantes que atuam severamente, capazes deelevar e transportar a carga nominal continuamente, em alta velocidade com repetiçoes durante todo o periodo, executando um ciclo pré determinado. As aplicaçoes podem incluir eletroimas, caçambas, combinaçoes de eletroima e caçambas. Como exemplos temos as Ponte e Pórticos utilizados em pátios de sucatas, fábrica de cimento, serrarias, fábricas de fertilizantes, onde as elevaçoes serão acima de 20 por hora, sempre com a carga nominal.
Classe F (Serviço Siderúrgico)
As Pontes e Pórticos Rolantes desta classe são abrangidas pela publicação : Association of Iron and Steel Engineers Standards